domingo, 27 de novembro de 2011

Conhecendo o Chuí e o Uruguai. Parte I: de Brusque a Farroupilha.

Em julho de 2007( dia 18)  saímos de Brusque  para visitarmos meu irmão, Sérgio ,que estava trabalhando no Ministério da Agricultura no Chuí, divisa com o Uruguay.

As 12 :15 h.( essa foi uma das raras vezes em que não saímos de madrugada ) deixamos nossa casa , passsamos em Apíuna para pegarmos o Chiquinho ( que estava participando dos jogos abertos)  e seguimos rumo as muitas horas de viagem que teríamos pela frente.
Em Rio do Sul  fizemos uma parada para comprarmos alguns jeans, pois a cidade é forte na pronta entrega de jeans, o que  também significa que seus preços são ótimos.
Compras realizadas, pegamos a estrada novamente até Pouso Redondo, ainda em SC, onde abastecemos e fizemos um lanche, aproveitando para esticar as pernas um pouquinho.

Chegamos a Vacaria-RS, e ao nosso primeiro pedágio,( dos muitos)  ás 18 horas.

Mais um pouco de estrada e uma paradinha em São Marcos,onde sentimos bem a diferença de temperatura,estava muuuuuito frio.

Mais adiante passamos o pedágio de Caxias e o de Farroupilha, onde tinhamos reservado o hotel Don Franccesco.
Realizamos o chek in  e saímos a procura de um lugar para jantarmos , pois já eram quase 22:00 horas, Optamos pela Pizzaria Mais Nova, próxima ao hotel. Cansados e com muita fome ,exageramos, mas nada que um cházinho não deu jeito.
A fisionomia comprova as muitas horas de estrada, muito  cansaço:

Segundo dia:  Farroupilha

Acordamos cedo, tomamos o café ,muitas opções, de pães, geléias  e bolos .
Para nossa alegria o hotel se mostrou muito aconchegante.

Fizemos o chek-out  e fomos á  fabrica da Tramontina ( tudo muito caro),o lugar é bem bonita,vale a visita.

Da fábrica  seguimos ao Centro de compras de Farroupilha, que é um ponto de venda de malhas de lã. Como em Brusque  temos muitas opções  no quesito vestuário,   não encontrei nenhuma peça diferenciada que  despertasse o desejo de comprar.  Apenas um presene para a Mariana ( minha afilhada)

Aqui nos despedimos da cidade.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Despedida de Canela e retorno á Brusque.

Nosso último dia ali , portanto acordamos cedo, aproveitamos o delicioso café saímos para uma última volta em Canela.
Uma parada na feirinha para compra de produtos típicos (as geléias são deliciosas) .

Estávamos prontos para partir , mas antes uma passadinha para conhecermos a Cervejaria Farol, sobre a qual nos falaram na Pousada.

O lugar é muito legal tem uma vista linda do alto do farol.

Vale a pena conhecer, sinto não  a termos descoberto antes pra podermos degustar as cervejas fabricadas ali, mas quem sabe na próxima...

Saiba mais : http://www.cervejariafarol.com.br/

Nos despedimos de Canela e iniciamos nosso retorno pelo Caminho das hortências, na estrada
A fotos dispensam comentários.

Nossa parada seguinte foi em Torres, ainda no Rio Grande do Sul( em Torres é realizado todo ano o Festival Internacional de Balonismo), onde almoçamos após um passeio pela orla.

Abaixo passando pela Freeway, na Br 290:(se todo trajeto fosse assim... 3 pistas em cada sentido.)

Já em Santa Catarina,paramos em Laguna , pois ainda não conhecia, a praça onde fica a estátua da heroína Anita Garibaldi , é um encanto, bem como a fachada das casas.
A paisagem marítima também é linda:

Bem ,estávamos quase em casa ,porém na Br 101, um engarrafamento de horas aumentou o cansaço da viagem,como não havia certeza de quando a estrada estaria liberada , e já anoitecia decidimos encontrar um caminho alternativo( tão matagal , que era uma escuridão só), mas conseguimos voltar a Br e logo estávamos em casa.

E como sempre digo , adoro viajar,
mas amo voltar para minha casa!!!

Pois é no conforto dela que passamos horas falando sobre a viagem recém realizada,lembrando detalhes, comentado impressões e degustando lentamente as fotos clicadas.

Garmado e Canela - Segundo dia.

Depois do chimarrão e de saborearmos as delícias do café da manhã na pousada, saímos para um tur por Canela .
A cidade é encantadora, parecece uma Villa de contos de fadas.
Em cada cantinho o visitante se sente acolhido.

As ruas  tranquilas convidam a uma deliciosa e lenta caminhada...

As lojas são maravilhosas para ver e.... claro, para comprar!!!

As hotências ficam lindas nesta época e deixam tudo mais belo ainda, com estes acompanhantes não poderia ser melhor.

Depois de conhecer o centro , uma visita guiada a vinícola JOLIMONT ( não podia ser diferente pois além de adorar vinhos, sou neta de vinicultor e não perderia a oportunidade ).
Os caminhos são um espetáculo á parte, com montanhas , lagos e parreirais.

Próxima parada Alpen Park:

A tarde iniciamos o passeio por Gramado.

Primeiro fomos conhecer o Castelinho Caracol, onde segundo nos informaram é feito o melhor strudel de Gramado,além de ser um lugar muito acolhedor.

Como passamos para as delícias gastronômicas chegou a hora de conhecermos as fábricas de chocolates .

Paramos na Chocolates Planalto:

Junto a fábrica ficam: a loja, a lanchonete e o parque , com brinquedos e um lago.
Vale a pena conhecer!

Chocolates Caracol:

Nesta fábrica fica o maior coelho de chocolate do mundo, listado no Guiness Book.
Aqui a Nanda, chocólatra assumida , ficou doidinha.

Depois de nos deliciarmos com os chocolates de Gramado fomos conhecer o Mundo a Vapor.
Um lugar especial , principalmente com crianças.
A fachada já nos conquista: um trem atravessado na parede do prédio.Muito legal!!!

As explicações sobre o funcionamento de diversas atividades a vapor, como, por exemplo: uma serraria, foram muito interessantes.

Dentro do Mundo a Vapor encontramos muitas lojinhas de artesanato e espaços temáticos.

Antes de sair faça o passeio de trenzinho , as crianças amam e os adultos se divertem como crianças.

Nosso dia terminou no centro de Gramado com passeio pela vila de natal, mais uma voltinha pelas barracas de artesanato e no jantar uma sopa de capeletti no pão.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Gramado e Canela.

Este diário seria pobre sem algumas viagens que realizamos com nossas eternas crianças.
 Uma das viagens  que adoramos foi  até Gramado e Canela no RS, em 2004, para vermos o Natal Luz.
Eu particularmente poderia ver este espetáculo todos os anos e ainda assim ficar sempre encantada a cada apresentação.

Primeiro dia : 02/12/2004.
Nossa viagem começou cedo, o Chico adora sair de madrugada, eu, bem,não diria que adoro... mas pra botar o pé na estrada , sem reclamações.
Saímos pela Br 470,  seguimos pela 116 , com uma paradinha para o café da manhã na estrada , lanches preparados em casa e um café quentinho.

Depois  paramos  na divisa  de santa Catarina e Rio Grande do Sul..
Os caminhos são tão lindos que é difícil não tirar muitas fotos.

A cachoeira Véu da noiva, foi a parada seguinte:

Como não perceber a presença de Deus em lugares assim?

Mais uma visita rápida, conhecer um pouquinho de Vacaria.
Uma volta pelo centro, fotos na praça,uns minutos na paz da Igreja Matriz.

Em Nova Petrópolis  o labirinto verde  é parada obrigatória para alguns minutos de diversão :
Todos conseguiram chegar ao centro ( claro com uma pequena trapaça por parte de alguém: certo Chiquinho?)

A praça estava  decorada e não podiamos deixar de registrar:

Eu , Nanda, Fabi e Chiquinho, nos braços de Papai Noel.

Ainda em Nova petrópolis visitamos  a Aldeia Parque do Imigrantes.

E se estiver por lá não esqueça de conhecer o museu, a História sempre me encanta.

Encerrando a visita passamos pela capela, para agradeder...sempre, mas antes de seguirmos viagem compramos uma cuca  fresquinha e deliciosa, feita ali no parque mesmo.

Chegamos em Gramado,ás  14 horas, demos uma volta de carro pela cidade  e fomos para Canela onde ficamos hospedados na pousada Blumenberg.
A Pousada é um encanto, com ótimo atendimento  e um café da manhã delicioso e variado.

Depois de um pequeno descanso, fizemos um  tur por Gramado.
A cidade nesta época é linda!!!!!

A Fabi encontrou até o Zé Carioca por lá.

Mesmo cansados  estávamos ansiosos para ver o desfile:

É , aqui a Nanda ainda conseguia carregar o Chiquinho, hoje com os mais  dois metros dele... nem pensar.

O desfile começou e cada minuto mais deslumbrada!!!

Era como se voltassemos a ser crianças e aguardassemos Papai Noel.

E ele não decepcionou, chegou em grande estilo.

Ao final do desfile fomos presenteados com neve artificial...Lindo!!!!

Não importa sua idade, essa com certeza uma viagem que não se pode perder.

Hora de jantarmos, quase 23 horas, resolvemos jantar em Canela para facilitar o retorno a pousada.
Foi uma ótima decisão ,pois lá , quase ao lado da pousada conhecemos a Pizzaria Toca da Bruxa.
Um local temático e com pizzas deliciosas. A essa altura já nem lembrávamos do cansaço...