segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Conhecendo o Chui e o Uruguai - Parte II : Bento Gonçalves e Porto Alegre


Um pouquinho antes das 13 horas chegamos a Bento Gonçalves.
 Primeira parada no portal da cidade , no Centro de informações Turísticas.



Vale dos Vinhedos : lá fomos nós.

A primeira Vinícola que conhecemos foi a Vinícola Cordelier,
 Seus casarios são  encantadores e a região maravilhosa:




Já  a Vinícola Casa Valduga  possuí uma estrutura fantástica, com loja, restaurante, pousada e visitas guiadas com enólogos, para conhecer os vinhedos e o processo produtivo,bem como realizar a degustação de vinhos ali produzidos.


www.casavalduga.com.br


Nossa ultima visita foi a Vinícola Marco Luidi, que fica num dos pontos mais altos do Vale dos vinhedos e sem dúvida ( para mim) a mais charmosa das três.


A degustação acontece no Armazém e Restaurante, da vinícola. Lá  você encontra  uma  grande variedade de vinhos finos vinhos , com preços diferenciados,não há como não voltar  com um estoque razoável.
De lá vieram alguns espumantes  Moscatel,(muito bom!!!) e  algumas garrafas de vinho( o meu preferido foi o vinho Conceito: Tempranillo).


Estando no Vale não deixe de visitar.   www.marcoluidi.com.br


Não podia deixar de registrar esta cena interessante  : moradores da região estendem suas roupas em varal que vai de um lado ao outro da via.


Com certeza um colorido a mais nesta região tão verde.

Uma volta  no centro da cidade, sem esquecer da tradicional foto na fonte de vinho:



Fechamos nossa passagem por Bento Gonçalves  com um rápido  almoço ( poderia até chamar de lanche da tarde pelo horário) no Shopping Bento Gonçalves. E ás 16 horas já estávamos de volta a estrada.

Uma breve entrada em Carlos Barbosa, para conhecermos a outra fábrica da  Tramontina.
Saindo da loja recebemos nossa primeira multa,por estacionarmos sem cartão. quando chegamos não havia gurdas de trânsito e não percebemos que o estacionamento era regulado através de parquímetros.
Portanto  ao visitar a cidade, atenção para não ter surpresas.

Porto Alegre:

Assumi a direção e seguimos rumo a Porto Alegre. Entramo na cidade por volta das  19 horas, um erro pois o trânsito estava terrível, são três pistas  e muitos carros tentando ultrapassar e entrar na via ao mesmo tempo, qualquer brechinha , lá estava alguém tentando entrar e você que se vire para evitar uma batida.
Um verdadeiro caos...  Foi realmente estressante.
Assim que possível  abandonei o volante devolvendo-o para o Chico.

Outro problema foi encontrarmos um hotel com vagas, pois nosa chegada coicidiu com  o fato de que no dia seguinte seria o enterro das vitimas do acidente com o voo 3054 da TAM (17/07/2007).
Como muitas vitimas eram da cidade os hotéis estavam lotados.
Depois de circular pelo Hall de  alguns hotéis sem sucesso,fomos para o  Shopping  Praia de Belas, ao guichê de informações turísticas, onde após diversos contatos, o funcionário conseguiu-nos  2 quartos no Hotel Embaixador .

Jantamos e antes de irmos para o Hotel  as meninas deram uma voltinha na  Exposição Barbie na moda , que acontecia ali no Shopping. ( bem  Fabiola mesmo! )


Fizemos nosso chek-in  no hotel e fomos para nossa merecida noite de descanso..
Já  com energias renovadas, que só uma boa noite de sono  consegue, depois do café ( 9:00 horas) saímos para uma voltinha e conhecer um pouco da cidade



Enquanto aguardávamos os demais, para o passeio, a  Nanda  se inteirava das notícias.


Uma caminhada pelas ruas próximas ao Hotel, no centro, passamos pela  Feira da Praça da Alfândega e visitamos o MARGS ( Museu de Artes do Rio Grande do Sul), onde estava acontecendo uma exposição de gravuras  de Goya  (  imaginem minha felicidade).





A arquitetura  é sempre um ponto que me encanta, e ali  realmente encontramos construções  belíssimas, incluindo o prédio onde funciona o Museu.
Mas  mesmo assim, foi consenso, que como toda cidade muito grande, seu centro nos pareceu  feio, quer seja pelos moradores de rua espalhados por todos os cantos, pichações ou pela fuligem  que estraga seus prédios.