sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Viajando nas origens.

Abrimos este espaço com muitas lembranças de nossa cidade natal: Canoinhas.

Com  aproximadamente 55 mil habitantes,está localizada no Planalto Norte de Santa Catarina,  foi fundada em 1911 e colonizada por imigrantes alemães, ucranianos, italianos, poloneses e japoneses, que se encantaram com as belezas naturais e com o clima serrano da cidade.


A cidade recebe seus visitantes dando-lhes as boas vindas através de seu Portal,  o qual homenageia os diversos imigrantes que a contruíram.


Os imigrantes  deixaram uma herança cultural muito rica., cuja história , os  visitantes podem conhecer nos  museus: Museu Histórico Orty M. Machado,  Museu da Erva-Mate, Museu de Arte de Canoinhas e a Casa da Cultura Emílio Gothardt Wend. 



Os Festivais de Dança são outra manifestação Cultural forte na cidade e reúne academias particulares  e Instituições de de ensino púbicas e privadas  em eventos belissimos: 



A erva-mate já foi o carro chefe da economia da cidade, por isso a denominação Capital Mundial da erva mate , hoje sua economia depende da  indústria e do comércio.





Estando na cidade não esqueça de passar na Cervejaria Canoinhas e provar  suas cervejas artesanais: a minha preferida é a nó de pinho.
A Cervejaria Canoinhense é provavelmente a cervejaria artesanal mais antiga do Brasil. Fundada em 1908 pelo pai do atual dono e mestre-cervejeiro, Rupprecht Loeffler, a Cervejaria Canoinhas produz cerveja e chope artesanais com receita que está na família a 5 gerações, seguindo a Reinheitsgebot - Lei da Pureza Alemã. Os tonéis de carvalho foram trazidos da Alemanha há mais de um século.
A produção é de cerca de 1500 garrafas por mês. Suas principais marcas são a escura Nó de Pinho e a clara Jahu. Produz também uma Malzbier, a bock Porter e a suave Mocinha. Junto à fábrica fica o bar que é tão antigo quanto a cervejaria, todo decorado com animais empalhados. Funciona só de dia.
O mestre cervejeiro Rupprecht Loeffler faleceu em 27 de fevereiro de 2011, aos 93 anos de  causas naturais.
(fonte: wilkpedia)


Conheça um pouco mais de Canoinhas:


A noite a Igreja Matriz e o Coreto da praça ficam lindos 
 com sua iluminação.






Um dos muitos recantos da cidade que vale conhecer.